segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MANDAMENTOS DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

1 - Estabelecer princípios ambientalistas
É necessário estabelecer compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.


2 - Fazer uma investigação de recursos e processos
Cada um de nós deve verificar os recursos que utiliza e o resíduo que os mesmos geram. É importante que se confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. O objetivo é encontrar meios para reduzir a utilização de determinados recursos e o desperdício.


3 - Estabelecer uma política ecológica de compras
Até numa simples ida ao supermercado é necessário pensar no ambiente. Existem certos produtos que não são biodegradáveis e, por isso, devem ser dispensados. A preferência na escolha deve recair em produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Devem ser evitados os produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.


4 - Incentivar os outros
Falar com o maior número de pessoas sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta é muito importante na luta pela defesa ambiental. A mensagem passada por via direta é sempre muito mais eficiente.


5 – Evitar o desperdício
Fazer a seleção e reciclagem do lixo doméstico, fechar bem as torneiras, apagar luzes e desligar eletrodomésticos quando não estiverem a ser utilizados, manter os filtros do sistema de ar condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica, usar os dois lados do papel ou tentar utilizar transportes não motorizados, como a bicicleta, são pequenos gestos que podem contribuir de uma forma positiva para a defesa do ambiente.


6 - Evitar poluir o meio ambiente
Para a conservação do meio ambiente, é muito importante que todos tomem consciência de que é preciso diminuir a utilização de produtos tóxicos. No caso das empresas, urge encontrar alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos. Em casa, até os pequenos gestos como a separação de pilhas e tinteiros de impressora para posterior reciclagem, podem ter um grande significado na defesa do ambiente. Os automóveis também são uma enorme fonte de poluição. Para reduzir o efeito poluente dos carros, é necessário regular o motor do veículo e manter a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis.


7 - Evitar riscos
Para que se possam evitar riscos de ataques ambientais, é necessário que se esteja informado. Nos tempos que correm, a Ecologia está na ordem do dia e as informações sobre o que se deve ou não fazer estão ao alcance de todos.


8 - Registrar os resultados
Uma boa forma de manter as metas ambientais sempre presentes é registar os seus objetivos ambientais e os resultados que conseguiu alcançar. Com este método, vai manter-se estimulado a continuar e vai conseguir avaliar as vantagens das medidas ambientais que adotou.


9 – Comunicar
No caso de problemas que possam prejudicar os seus vizinhos ou outras pessoas, tome a iniciativa de informá-los para que possam minimizar prejuízos. O diálogo é sempre a melhor via de chegar a um consenso.


10 – Dedicar tempo ao trabalho voluntário
Se tiver tempo para atividades de trabalho voluntário, não hesite em associar-se às inúmeras atividades que se fazem em defesa do ambiente. A prática e a ação conferem ainda mais consciência ecológica.


Fonte: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27526&action=geral