quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS


Foto: http://www.agricultura.gov.br/vegetal

Produzir alimentos para mais de sete bilhões de pessoas em todo o planeta, não é tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração as inúmeras pragas e doenças que afetam as lavouras. Isso sem falar nos eventos climáticos extremos que tantos prejuízos causam aos agricultores no mundo inteiro. São secas, inundações, tornados, etc.
O grande desafio da agricultura moderna é a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente. Algo que só pode ser conquistado através de consideráveis investimentos em educação, pesquisa e extensão, tríade indissociável do desenvolvimento na agricultura.
A busca por produtos naturais, não tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente, capazes de combater pragas e fitopatógenos na agricultura, tem sido constante entre os pesquisadores de todo o globo terrestre. Em Israel, o pesquisador Samuel Gan-Mor, do Volcani Institute, desenvolveu um defensivo natural à base de óleos comestíveis (soja, algodão, canola e oliva). Segundo ele, os princípios ativos presentes nestes produtos, são capazes de impedir a respiração de determinados insetos, evitando-se assim, a disseminação dos mesmos. Outros produtos naturais estão sendo usados e produzindo excelentes resultados.
A rotina dos agricultores tem que ser marcada por atitudes sustentáveis, para que a agricultura venha a se transformar em uma atividade de menor impacto ambiental. Já foi provado que é possível conciliar produção de alimentos com a preservação ambiental. Os sistemas agroecológicos de produção comprovam isso.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA