sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

COMEÇOU O PERÍODO DE DEFESO DA PIRACEMA NO CEARÁ

  
                                            FOTO: www.ibama.gov.br
Começou hoje (01/02), o período de defeso da piracema no Ceará. A piracema é um fenômeno natural em que algumas espécies de peixes, sobem os cursos d’água para desova e reprodução. A proibição da pesca é válida até o dia 30 de abril de 2013.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes em rios, lagoas, açudes públicos e particulares das espécies de piracema (branquinha, sardinha, curimatã comum, lambari, tambaqui, piau verdadeiro e piau comum). Além da pesca, a proibição se estende ao transporte, armazenamento, beneficiamento e a comercialização destas espécies. Os pescadores que desrespeitarem a proibição poderão sofrer penalidades, tais como: apreensão do pescado e do artefato de pesca, multa, indiciamento por crime ambiental e prisão. A medida visa coibir a pesca predatória.
Durante o período de defeso, os trabalhadores cadastrados em colônias de pescadores e na Previdência Social terão direito ao benefício do seguro-desemprego, pago pelo Governo Federal.
O período de defeso é fundamental para a preservação de várias espécies da ictiofauna do Estado.


TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DO SEMA