sábado, 25 de janeiro de 2014

ENCONTRO DISCUTIU O USO DE AGROTÓXICOS EM PIQUET CARNEIRO









A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) realizou na última quinta-feira (23/01), no auditório da Secretaria da Agricultura Familiar, um encontro para discutir o uso de agrotóxicos no município.
Sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e tendo o engenheiro agrônomo André Pereira, da SEMACE, como facilitador, o evento reuniu representantes da Secretaria da Agricultura Familiar, Secretaria da Saúde, Câmara Municipal, Federação das Associações, SEMACE, EMATERCE, STTR, além de proprietários de empresas que comercializam agrotóxicos no município.
A programação contou com uma pauta abrangente, onde foi discutida, também, uma ação articulada para o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Afinal, dar a destinação ambientalmente correta é fundamental. O Brasil é referência mundial na reciclagem de embalagens.
Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da Secretaria do Meio Ambiente, o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é uma ação muito importante, já que diminui os riscos de contaminação do meio ambiente (solo, água, ar, flora e fauna) e das pessoas. Ele destaca, ainda, que o recolhimento itinerante deve ser realizado de forma conjunta, ou seja, unindo todos os elos da cadeia (indústrias, poder público, agricultores e canais de distribuição). O INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) vem apoiando esse tipo de iniciativa.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva, o evento foi uma forma de chamar a atenção da sociedade civil e do poder público, para o uso indiscriminado de agrotóxicos. Ressaltou, ainda, que as ações mais efetivas devem partir das instituições públicas.
Estudos têm demonstrado que o uso indiscriminado de agrotóxicos traz sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Infelizmente, o nosso país é o maior consumidor mundial de agrotóxicos.
O assunto é tão relevante, que merece ser exaustivamente discutido.
O encontro foi considerado produtivo pelos participantes.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA