sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SEMA PROMOVEU AULA INAUGURAL DO CURSO AGENTES POPULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR

































Ontem (11/12), pela manhã, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu no Clube do Lelê, em Piquet Carneiro, a aula inaugural do curso Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. O evento contou com a presença da secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; da superintendente do Instituto Chico Mendes, Andrea Monteiro; do secretário da Agricultura Familiar, Bismark Bezerra; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piquet Carneiro, Hugo Carvalho; do presidente da Federação das Associações de Piquet Carneiro, Daniel Rodrigues, de secretários municipais, vereadores, assessores, estudantes, além de outros representantes de instituições públicas e privadas.

Após a composição da mesa, houve a execução dos hinos de Piquet Carneiro, do Ceará e do Brasil. Em seguida, deu-se início aos pronunciamentos. A secretária Vera Silva falou da capacitação, bem como de aspectos técnicos do Projeto Comunidade Verde: Educação Ambiental e Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Fez ainda menção ao Selo Verde, ao compromisso do prefeito Expedito José do Nascimento e de toda a equipe da Secretaria do Meio Ambiente.  Já a superintendente do Instituto Chico Mendes, Andrea Monteiro, ressaltou a satisfação de fazer parte do projeto. Para ela, o Projeto Comunidade Verde vai ser exemplo para o país.  “A transformação vai acontecer”, afirmou. Em seu discurso, o secretário da Agricultura Familiar, Bismark Bezerra, parabenizou a Secretaria do Meio Ambiente pelo projeto, já que o mesmo tem como objetivo primordial o fortalecimento da agricultura familiar de base ecológica.

Desfeita a mesa de abertura, teve início a aula inaugural, proferida pelo técnico Sérgio Palhano, do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes.

A capacitação tem duração de 120 horas/aula, distribuídas em três módulos presenciais. Sendo que cada módulo tem carga horária de 40 horas/aula. Os participantes ao concluírem o curso, receberão certificados. Cerca de 180 pessoas estão participando da capacitação.

Vale salientar que, serão realizadas cinco campanhas educativas, bem como serão implantados cinco projetos comunitários de educação ambiental, pelos alunos. Para isso, haverá seleção de monitores, que juntamente com uma comissão interinstitucional, acompanharão a execução dos projetos.

O evento foi encerrado com um almoço de confraternização.


TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA