quarta-feira, 6 de maio de 2015

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS DESTINADAS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM PIQUET CARNEIRO


Este ano, cento e cinquenta e dois agricultores do município protocolaram documentos na Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro, visando a obtenção de licenças ambientais junto a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

De acordo com o coordenador de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Sandoval Carvalho, o objetivo maior é fazer cumprir as determinações da Lei, ou seja, garantir a proteção das áreas de preservação permanente, as chamadas APP’s (margens de rios e reservatórios, topos de morros, encostas em declive, etc.), bem como assegurar a manutenção das áreas de reserva legal nas propriedades rurais.

O trabalho ora desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente não envolve apenas a parte burocrática, mas também a parte técnica, como localização das áreas de cultivo por Sistema de Posicionamento Global (GPS), croquis e outros procedimentos.

Em 2014, graças à parceria com a SEMACE, mais de 200 produtores rurais receberam licenças ambientais.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia a instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou que degrade o meio ambiente. É um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA, instituído pela Lei n°6.938, de 31 de agosto de 1981.

Vale destacar que, a ação tem contribuído de forma significativa para a preservação da biodiversidade local, da água e do meio ambiente como um todo.



TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA