quarta-feira, 7 de outubro de 2015

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ DESENVOLVERÁ PROJETO-PILOTO DE REFLORESTAMENTO EM PIQUET CARNEIRO






O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), apresentou na última quarta-feira (30/09), pela manhã, na Sala Verde, em Piquet Carneiro, o projeto-piloto que visa recuperar a mata ciliar da microbacia do açude São José II (maior reservatório hídrico do município).

De acordo com as informações repassadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do técnico Carlos Henrique Sousa, quatro áreas foram pré-selecionadas em Piquet Carneiro, para serem reflorestadas. Compreendendo, aproximadamente, 200 hectares. Uma câmara técnica formada por 14 instituições, vai definir as ações a serem implementadas. No projeto, estão previstas, ainda, ações de desassoreamento da bacia hidráulica do açude. O Projeto faz parte do Programa de Florestamento e Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará, cujo início ocorrerá em 16 de março de 2016. 

O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, afirmou que três Secretarias ficarão à frente do Projeto, no município. São elas: Agricultura Familiar, Meio Ambiente e Educação. 

Participaram do evento, o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento; o presidente da Câmara Municipal, Luís Dinômedes; a primeira-dama Maria das Graças Martins; o secretário da Agricultura Familiar, Bismark Bezerra; a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; a secretária da Educação, Wioneide Isidoro; a secretária da Saúde, Valéria Franco; o secretário da Infraestrutura, Queginaldo Feitosa; o presidente da Federação das Associações, Daniel Rodrigues; o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Hugo Carvalho; vereadores; entre outras autoridades.

À tarde, o Projeto foi apresentado aos proprietários rurais de Salão, Logradouro e São José. Todos se mostraram favoráveis à ideia. Lá, estiveram presentes o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento; o secretário da Agricultura Familiar, Bismark Bezerra; a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; a secretária da Educação, Wioneide Isidoro; o técnico do IDACE, Valdenir Amâncio; entre outras personalidades.

É importante destacar que o Projeto a ser desenvolvido em Piquet Carneiro, é importante tanto do ponto de vista ambiental, como social e econômico. É um verdadeiro divisor de águas. Um passo importante para que município  tenha água em quantidade e qualidade. A população e o meio ambiente agradecem.

Parabéns ao Governo do Estado do Ceará, pela iniciativa. Parabéns ao prefeito de Piquet Carneiro e toda a sua equipe pelos esforços desenvolvidos. Parabéns ao povo de Piquet Carneiro, pela conquista de mais um projeto relevante.


TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA