segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MAIS DE SETE BILHÕES DE SERES HUMANOS HABITAM O PLANETA TERRA















Mesmo com tantas guerras, doenças e catástrofes espalhadas pelo mundo inteiro, à população da Terra não para de crescer. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 31 de outubro de 2011, o “planeta azul” atingiu a incrível marca de sete bilhões de pessoas. As altas taxas de natalidade verificadas principalmente nos países menos desenvolvidos, bem como o aumento na expectativa de vida das pessoas em todo o mundo, contribuíram de forma significativa para esse recorde populacional.

A China, país localizado na Ásia, possui a maior população. Depois aparecem a República da Índia (2º), Estados Unidos (3º) e Indonésia (4º). O Brasil aparece como o 5º mais populoso, com mais de 190 milhões de habitantes.

A população da Terra, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), deve chegar a 10 bilhões até o final do século XXI. Essa provável explosão demográfica terá um forte impacto sobre o meio ambiente, já que deverá ocorrer uma maior exploração dos recursos naturais. A água que já é difícil em muitas localidades poderá se tornar ainda mais escassa. Além disso, com mais pessoas para serem alimentadas, novas áreas deverão ser utilizadas na agropecuária, o que pode resultar em mais desmatamentos em todo o mundo, acelerando fortemente o processo de aquecimento global. Os recursos naturais poderão ser explorados em proporções jamais vistas e imaginadas. A poluição poderá atingir níveis absurdos. E diante dessa explosão demográfica, a pergunta que não quer calar é: o planeta vai suportar? É difícil responder. Há muitos questionamentos sobre o assunto. De tudo apenas uma certeza: quem viver verá!Resta a cada ser humano, independentemente da sua localização no globo terrestre, a responsabilidade de agir de modo a garantir um ambiente digno às gerações futuras. Práticas sustentáveis precisam fazer parte da rotina de todos (empresas e cidadãos).


TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA