quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SEMA PROMOVEU ENCONTRO VISANDO DISCUTIR O RECOLHIMENTO ITINERANTE DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS









FOTOS: ÂNGELA MEDEIROS

A Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro promoveu ontem (11/01), na Secretaria da Agricultura Familiar, um encontro com várias instituições, visando discutir uma ação conjunta para o recolhimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Participaram do encontro a SEMACE, ADAGRI, PLANTEC, ACASA, STTR, Federação das Associações, Secretaria da Agricultura Familiar, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, além de empresas que comercializam agrotóxicos no município.

O recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é uma ação muito importante, já que diminui os riscos de contaminação do meio ambiente (solo, água, ar, flora, fauna) e das pessoas. Daí a necessidade de ser realizada de forma conjunta, ou seja, unindo todos os elos da cadeia (indústrias, poder público, agricultores, e canais de distribuição). O INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) apóia a iniciativa da SEMA.

O Artigo 53, do Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, determina que os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. A não devolução de embalagens vazias implica em crime ambiental, passível de multa.

Dar a correta destinação é fundamental. Em junho, por ocasião da Semana Nacional do Meio Ambiente, as embalagens vazias terão que ser devolvidas (logística reversa). Poder público e sociedade precisam estar envolvidos!

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA