segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PIQUET CARNEIRO DESENVOLVERÁ AÇÕES DE AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA









O município de Piquet Carneiro, por meio da Prefeitura Municipal, desenvolverá ações de agricultura urbana e periurbana, mediante financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De 12 a 14 deste mês, houve uma mesa técnica no Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília. Lá foram feitas orientações para formalização dos convênios, bem como o preenchimento dos Planos de Trabalho. Na ocasião, o município foi representado pelo engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da SEMA, e pela nutricionista Janaina Dantas, da SEDUC, que participaram ativamente de todos os momentos. 

De acordo com a Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, que também esteve presente no evento, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, adota políticas de ampliação do acesso aos alimentos, combinando programas e ações de apoio à agricultura tradicional e familiar de base agroecológica e cooperativa, além da implantação de ampla rede de segurança alimentar e nutricional.

O Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana a ser instalado em Piquet Carneiro beneficiará 200 pessoas assistidas pelo Programa Bolsa Família, e 150 agricultores familiares do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Todos receberão insumos agrícolas, ferramentas, assistência técnica, bem como capacitação. Três secretarias da administração estão envolvidas no projeto. São elas: Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e Secretaria da Educação (SEDUC). O Projeto prevê também a estruturação de uma unidade de beneficiamento e processamento de frutas e hortaliças, composta por câmara fria, despolpadeira, tanque de lavagem, embaladeira, fatiador, entre outros.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA