segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PREFEITURA E CONPAM BUSCAM A CRIAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS EM PIQUET CARNEIRO



























                                                                      FOTOS: SEMA

A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), busca a criação de áreas protegidas no município.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva, o objetivo é garantir a preservação das áreas consideradas de relevância ecológica. “Todos os esforços estão sendo feitos pelo município para a proteção dessas áreas”, afirmou.
Nos dias 28 e 29 de agosto, técnicos do CONPAM (Andréia Moreira, João Rafael e Ramon Donatti), estiveram em Piquet Carneiro visitando três áreas de relevante interesse ecológico. São elas: Serra do Fonseca, Serrote do Olho D’água e Serra dos Oitis.
A Serra do Fonseca, localizada no distrito de Catolé da Pista, divisa de Piquet Carneiro com o município de Acopiara, poderá ser transformada em uma unidade estadual ou federal de conservação, já que é considerada área de relevância ecológica. Lá podem ser encontradas espécies pouco comuns nas matas da caatinga, tais como: macaco-guariba, macaco-prego, onça vermelha, gato-do-mato, guaxinim e até caititu (porco-do-mato). Sua flora também é bastante diversificada. Do seu ponto mais alto que fica a 884 metros de altura, podem ser avistados os municípios de Iguatu e Orós. Sua beleza cênica inconfundível pode alavancar o ecoturismo no município de Piquet Carneiro, que detém a maior parte de sua área. ”É uma área com características paisagísticas marcantes”, disse o ex-vereador Lupércio Nogueira, que defende a manutenção das características originais, bem como a recuperação das áreas degradadas.
Já no Serrote do Olho D’água, localizado a 5 km da sede do município, busca-se a criação de um parque municipal de conservação.
Quanto a Serra dos Oitis, que fica próxima a Serra do Fonseca, no distrito de Catolé da Pista, a intenção é a criação de uma unidade de proteção ambiental (UPA).
“A criação de áreas protegidas é uma estratégia visando frear o processo de degradação ambiental”, afirma o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da SEMA, que fez parte da equipe que realizou as visitas técnicas.
O próximo passo agora é o levantamento da fauna e da flora dos locais visitados.
Por conta da destruição do habitat natural e da caça predatória, várias espécies de animais e vegetais encontram-se ameaçadas de extinção no Brasil. Porém, o país é líder mundial na criação de áreas protegidas.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA