sábado, 28 de junho de 2014

MAIS DE 50 MIL MUDAS FORAM PRODUZIDAS NO VIVEIRO MUNICIPAL CHICO MENDES



 



Localizado no bairro Alto do Bem-te-vi, em Piquet Carneiro, o Viveiro Municipal Chico Mendes possui 300 metros quadrados de área. Lá, são produzidas as mudas que adornam os mais distintos recantos do município. Até o dia 27 de junho deste ano, 56.157 plantas deixaram a área protegida e foram para o campo. Tal volume poderia ter sido ainda maior, caso o município não tivesse enfrentando o terceiro ano consecutivo de seca. O nome Chico Mendes foi dado em homenagem ao ativista ambiental Francisco Alves Mendes Filho, que lutou pela preservação da Floresta Amazônica.

Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da Secretaria do Meio Ambiente, para a área urbana do município, são produzidas espécies herbáceas e arbustivas. Já para as áreas rurais, são produzidas espécies arbustivas e arbóreas. Ele enfatiza que todas as mudas são preparadas de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de insumos químicos.

Sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente, o viveiro recebe visitantes dos mais variados segmentos da sociedade piqueense. Diariamente, são repassadas informações detalhadas sobre a produção de espécies ornamentais, frutíferas e florestais. Além disso, são realizadas atividades voltadas para a educação ambiental, contribuindo, assim, na construção do conhecimento e na conscientização ambiental.

De acordo com o coordenador de Arborização e Jardinagem da Secretaria do Meio Ambiente, Jonas Lima, o Viveiro Chico Mendes vem ganhando notoriedade a cada dia. Estrutura adequada, corpo técnico qualificado e produção sustentável têm proporcionado a visibilidade desejada.

Chama atenção, o fato de o município valorizar ao máximo a questão ambiental. Basta citar que, durante todos os meses do ano, diversas espécies nativas são plantadas visando minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades humanas.

Como não poderia ser diferente, o município vem sendo agraciado pelo Governo do Estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), com o Selo Município Verde, a mais alta comenda entregue pelo Governo do Estado do Ceará, na área ambiental.

Dinamismo e eficiência norteiam todas as ações da SEMA.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA