quinta-feira, 1 de junho de 2017

PREFEITURA DE PIQUET CARNEIRO REALIZOU COM ÊXITO O CADASTRAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS COM VISTAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL



A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente  SEMACE, realizou no período de 1° de março a 31 de maio de 2017, o cadastramento de áreas agrícolas, com vistas à obtenção de  licenças ambientais. 

Para dar mais celeridade e dinamismo ao processo de licenciamento ambiental em Piquet Carneiro, foi criada em 2013, na Secretaria do Meio Ambiente, a Coordenadoria de Monitoramento e Licenciamento Ambiental, tendo  à frente Elizabete Barros. 

Em 2017, cerca de cento e cinquenta agricultores familiares preencheram requerimentos na Secretaria do Meio Ambiente. Todos os documentos protocolados durante os meses de março, abril e maio, serão encaminhados à SEMACE, onde passarão por análise técnica.

É importante ressaltar, que graças ao trabalho ora desenvolvido pela SEMA, as agressões ao meio ambiente têm diminuído consideravelmente em todo o município, especialmente no que concerne aos desmatamentos e queimadas.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou que degrade o meio ambiente. É a principal ferramenta que a sociedade tem para controlar a manutenção da qualidade do meio ambiente, o que está diretamente ligado com a saúde pública e com a boa qualidade de vida para a população.

É importante salientar, ainda, que todos têm sua parcela de responsabilidade na preservação ambiental.



TEXTO: SÉRGIO ALENCAR –  NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA