segunda-feira, 12 de junho de 2017

PREFEITURA DE PIQUET CARNEIRO REALIZOU A 9ª EDIÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

   PREFEITO BISMARCK E VEREADORA KEILHIANE
SECRETÁRIA VERA SILVA


A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou no período de 4 a 9 de junho de 2017, a Semana do Meio Ambiente. O evento celebrou também o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de preservação da natureza.

Em sua 9ª edição, o evento teve como tema Educação Ambiental. Ao longo da semana, muitas atividades foram desenvolvidas. A programação foi aberta no dia 4 de junho, às 7h, com um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade. A ação contou com as presenças do prefeito Bismarck Bezerra, da secretária do Meio Ambiente, Vera Silva e da vereadora Keilhiane Vieira. Em seguida, houve uma blitz educativa na Praça da Matriz, visando chamar a atenção da população para o uso racional da água.

Já no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), às 8h, teve início o ciclo de campanhas educativas sobre coleta seletiva dos resíduos sólidos. Os trabalhos foram desenvolvidos em vários bairros da cidade, com a participação de diversos segmentos da sociedade civil. À tarde, a secretária Vera Silva e o secretário da Agricultura Familiar, Pedro de Alcântara, falaram na rádio Tempo FM, de Piquet Carneiro, sobre os projetos de reúso da água, que estão em curso. Na ocasião, houve também uma abordagem sobre a criação do Dia Municipal de Incentivo ao Reúso da Água.

Dando continuidade às festividades da Semana Nacional do Meio Ambiente, foi realizado no dia 6 de junho, às 8h, no distrito de Ibicuã, o lançamento do edital do II Concurso de Fotografias da Prefeitura, cujo tema é: “Belezas Naturais do Município”, em alusão aos 60 anos de emancipação política de Piquet Carneiro.

No dia 7 de junho, às 8h, no Centro Vocacional Tecnológico CVT, foi realizada uma campanha educativa sobre poluição sonora. No evento, estiveram presentes a secretária Vera Silva; o chefe de gabinete do prefeito, Edinardo Sales; a secretária de Planejamento e Gestão, Wioneide Isidório; o vereador Niclésio Bezerra; a ouvidora municipal Luciele Machado; a assessora especial Maria das Graças Martins; a administradora pública Ana Cláudia do Nascimento; além de outros representantes de entidades da sociedade civil e do poder público.

Para estimular a reflexão sobre a relação entre as árvores e a água, a Secretaria do Meio Ambiente realizou no dia 8 de junho, às 8h, na Escola José Martins da Costa, uma palestra com o tema “A Importância da Relação entre as Árvores e a Água”. O palestrante foi o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar. Cerca de 50 alunos assistiram atentos às explicações. A atividade foi planejada pelo Núcleo Gestor da Escola, tendo à frente Erivandia Gomes Farias, que fez a abertura do evento.

O ponto alto da semana foi a realização da oficina de Artes e Educação, executada no dia 8 de junho, às 9 horas, na Sala Verde. Coube a artesã Roza Rodrigues, repassar valiosos ensinamentos sobre a confecção de peças artesanais a partir de recicláveis. Materiais obtidos por meio de doações que iriam para o lixo, foram transformados em arte. Dezenas de peças foram produzidas através de garrafas PET, papelão, latas de alumínio, plásticos e recipientes de vidro. O objetivo principal da ação foi estimular o reaproveitamento, aliando artesanato à conscientização ambiental e, dessa forma, contribuir com a geração de renda.

Fechando a programação, foi feita no dia 9 de junho, às 9h, na Avenida Alfredo Fernandes Franco, uma campanha educativa sobre coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos. Participaram da atividade, a educadora ambiental Elizabete Barros, a administradora pública Ana Cláudia do Nascimento, o técnico Jonas Jarbas, além de outros  voluntários.

É importante salientar que todos têm sua parcela de responsabilidade na preservação ambiental.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE


TEXTO: SÉRGIO ALENCAR  NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA