terça-feira, 18 de outubro de 2011

PIQUET CARNEIRO COLETOU MAIS DE 100 TONELADAS DE LIXO RECICLÁVEL ESTE ANO


















O município de Piquet Carneiro vem avançando de forma significativa no que diz respeito à coleta seletiva dos resíduos sólidos. No ano de 2009, foram recolhidas pelos agentes ambientais do município, 61 toneladas de materiais recicláveis. Já em 2010, foram coletadas 75 toneladas. Este mês, conforme levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, a coleta atingiu a expressiva marca de 100 toneladas.

Enquanto que a maioria dos municípios brasileiros não dispõe sequer de um sistema de coleta seletiva, Piquet Carneiro possui um sistema de coleta seletiva que é referência na região. Trata-se do Projeto Cidade Limpa e Sustentável, cujos objetivos maiores são: promoção de ações de educação ambiental, coleta de materiais recicláveis e geração de renda para os agentes ambientais (catadores). O projeto favorece, portanto, a inclusão social.

A coleta seletiva é hoje a principal alternativa para o descarte correto dos resíduos sólidos. Sensível a tal fato, a SEMA tem promovido inúmeras campanhas de sensibilização que buscam despertar a consciência ecológica dos cidadãos e cidadãs para esta importante prática.

A expressiva marca alcançada mostra que a coleta seletiva em Piquet Carneiro é sucesso absoluto. Resultado do esforço coletivo que envolve o prefeito Expedito José do Nascimento, secretária e demais membros da SEMA, escolas, voluntários, agentes ambientais, donas de casa e a população de um modo geral. 


RECICLAR TRAZ BENEFÍCIOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.


TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA