segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CRESCE O CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO PAÍS



     ORGÂNICOS PRODUZIDOS NA ESCOLA JOSÉ MARTINS DA COSTA


A busca por alimentos orgânicos, livres de agroquímicos (adubos químicos sintéticos, agrotóxicos, etc.) vem aumentando no país. O consumo cresceu 20% em um ano, e deverá aumentar.
Visando incentivar a produção e o consumo desses produtos, foi lançada em agosto deste ano, pelo Governo Federal, a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
De olho num mercado que não para de crescer, os supermercados estão investindo cada vez mais em alimentos orgânicos. As gôndolas estão sempre abastecidas com tais produtos, que mesmo tendo preços mais elevados, logo são comercializados. Cada vez mais o povo brasileiro está demonstrando preocupação com a saúde e com a preservação do meio ambiente.
Cultivados sempre com produtos naturais como esterco, húmus, e composto orgânico, os produtos orgânicos apresentam muitas vantagens em relação aos alimentos convencionais, tais como: são mais saudáveis, já que são produzidos sem o uso de produtos químicos; são mais nutritivos, por serem mais ricos em fósforo, cálcio e outras substâncias; são produzidos de forma sustentável, isto é, sem a contaminação do solo, água, ar, fauna, flora; são certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); são produzidos por pequenos produtores, o que ajuda na inclusão social dos mesmos;   apresentam níveis superiores de fitoquímicos - substâncias que combatem os radicais livres, evitando câncer e doenças cardiovasculares, etc.
Os orgânicos são muito mais seguros. Vale à pena pagar o preço. Da próxima vez que você for fazer compras, lembre-se das vantagens de ter produtos naturais à mesa. Escolha os orgânicos, escolha saúde!

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA